História de Alfred Nobel

Alfred Nobel o criador da dinamite...

A História da Dinamite

Quando surgiu? Quem inventou?

A História da Granada

Conheça a história desse instrumento de guerra.

A História da Gravata

A gravata surgiu na...

A História da Pólvora

Como surgiu a Pólvora?

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

A História da Faca

Faca: como surgiu? Quando surgiu?...
Faca - Histórias de Tudo
Desde a Idade de Bronze, que ocorreu a 6,5 milhares de anos A.C, confirma-se a existência da faca. Voltando um pouco mais no tempo, constatamos que o homem primitivo fazia uso de pedras lascadas para realizar cortes a partir de sua necessidade, podendo então afirmar que pedras lascadas foram às primeiras facas existentes.
As facas foram produzidas de diversos materiais, tornando-se evidente sua evolução ao longo de toda a sua existência. Elas foram feitas de pedras lascadas, pedaços de meteorito ricos em ferro, feitas de bronze, aço, plástico, aço inox e entre outros materiais.
A faca inicialmente tinha duas funções, a de cortar alimentos e a de levá-los a boca, sendo que a segunda ficou praticamente em desuso com a criação do garfo, mas que ainda hoje é praticado.
O cabo da faca também sofreu suas mudanças, sendo eles confeccionados com os mais variados materiais. Foram produzidos de madeira, ébano, marfim, faiança, porcelana, metal, nácar, âmbar, entre outros. Sua decoração também foi algo levado a sério nos palácios reais, onde tinha enfeites de conchas do mar e pérolas, também houve enfeites de flores e animais, pintados na empunhadura das facas.

No século XVIII, iniciou a fabricação das facas em série. E no século seguinte surgiu a faca elétrica.

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

A História da Granada

Granada: como surgiu? Onde surgiu? Quem inventou?...
Com uma forma semelhante à romã, a granada era um projetil que se enchia de pólvora. Esse artefato de guerra era utilizado pelos granadeiros, que eram tropas especiais, isso no século XVII ao século XIX.
As granadas modernas surgiram no início da Primeira Guerra Mundial. Sendo que hoje além de serem lançadas com as mãos também podem serem lançadas com o auxilio de uma arma de fogo.
O funcionamento da granada de mão ocorre da seguinte forma: um pino ou cavilha de segurança é retirado da granada antes que ela seja lançada, acionando um dispositivo que dispara uma espoleta. A espoleta incendeia-se, detonando a carga explosiva, e a granada explode, rompendo o invólucro. As granadas disparadas por fuzis utilizam a energia propulsora dos projéteis.

A granada de Mão tem por inventor o chinês Zhen Tian Lei.

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

A História da Pólvora

Pólvora: quando surgiu? Quem inventou? Onde inventou?...

A história da Pólvora - Histórias de Tudo

A pólvora foi descoberta por alquimistas que estavam à procura do elixir da longa vida e por acidente a descobriram. Esse acontecimento ocorreu no século I, na China.
A pólvora começou a ser utilizada com propósitos militares por volta do século X, na China, na forma de foguetes e bombas explosivas que eram lançadas por catapultas.

O químico francês Paul Vieille, no ano d 1886, inventou a pólvora sem fumaça, chamada de Poudre B. Essa pólvora era feita de nitrocelulose gelatinosa misturada com éter e álcool.

Paul Vieille

Químico e inventor da dinamite, Alfred Nobel, também desenvolveu uma versão da pólvora sem fumaça, sendo sua versão mais poderosa e mais fácil de carregar que a de Paul Vieille.


Hoje a pólvora além de ser usada como propelente em armas de fogo, é também utilizada na realização de fogos de artifícios.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

A História da Dinamite

Dinamite: como surgiu? Quem inventou?...


A História da dinamite - Histórias de Tudo


A dinamite foi criada no ano de 1866, pelo inventor sueco Alfred Nobel, que por sua vez é grandemente conhecido pela fundação que leva seu nome.
O químico Alfred Nobel iniciou no ano de 1860, experiências com a substância nitroglicerina, sendo que a mesma tem poder explosivo.
Os experimentos de Alfred Nobel tinham com objetivo de aplicar essa substância na engenharia civil. Sendo essa a única intenção de aplicação da dinamite para Nobel, mas um pouco mais de meio século depois a dinamite foi utilizada como uma arma mortal na segunda guerra mundial.

Pelo fato da Nitroglicerina ser uma substância altamente instável, tornando-se dessa forma de difícil manuseio, Nobel começou à adicionar alguns aditivos e substâncias a nitroglicerina, para torná-la mais estável. Adicionou materiais como: carvão, cerâmica, sílica, entre outros. Tinha com o intuito de que esses materiais absorvessem a nitroglicerina tornando-a menos perigosa. Mas foi com um tipo de argila, que Nobel conseguiu promover a estabilidade necessária à nitroglicerina, a tornando em um composto solido e maleável, que foi batizada pelo próprio criador de “Dinamite”.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More